TULKU LOBSANG RINPOCHE

Projeto Tashi Delek

Graças ao apoio dos padrinhos e benfeitores a tradição budista tibetana é preservada e mantida viva de forma sustentável, sob a orientação de Tulku Lobsang Rinpoche.

Apadrinhe um Monge

Este projeto de apadrinhamento tem como objetivo providenciar, a estes recém-chegados meninos e futuros monges, as necessidades básicas como: alimentação, cuidados médicos e alojamento em Sockpa Khangtsen, é através do generoso apoio dos padrinhos, na forma de um programa de patrocínio de bolsas de estudo e donativos que isto é possível de forma sustentável.

Neste momento, o Venerável Amchok Rinpoche é o responsável máximo pelo mosteiro e foi/é um dos principais mestres de Tulku Lobsang. O próprio Tulku-la viveu e estudou alguns anos em “Sockpa house” (como os monges carinhosamente se referem à escola).

india

A Viagem ao sul da India...

Em 2014, quando visitei o Sul da Índia em peregrinação com Tulku Lobsang, ficamos alojados numa Guest House do Mosteiro onde Rinpoche estudou, dentro do território cedido pelo governo indiano aos refugiados tibetanos.

Foi uma experiência indescritível e enriquecedora, viver o ambiente de mosteiro, participar e acompanhar as atividades diárias dos monges.

Durante esta estadia, surgiu a ideia e a vontade de apoiar os monginhos através de bolsas de estudo com apadrinhamentos. 

“Sonia Peixoto”

O Mosteiro

Gaden Shartse (no Sul India, perto de Bangalore) é como a Universidade monástica, dentro deste recinto há vários departamentos/faculdades, Sockpa Khantsen é um dos mais pequenos. Imagine uma herdade tipo condomínio, em que se passa um portão e temos…. 

Gompa do lado esquerdo de um departamento de estudos, Gompa do lado direito de outro…. dormitórios dos monges…. zona de estudo e prática, cozinha, refeitórios, pátios de debate… tudo dentro do mesmo recinto, precisamos de carro ou rickshaw para nos deslocarmos lá dentro. É como uma vila tibetana completamente cercada, dentro de uma vila indiana.

Este mosteiro Gaden Shartse é uma réplica de uma estrutura monástica outrora existente no Tibete.

Projeto Tashi Delek

Apadrinhe um Monge
A tradição de budista tibetana continuará viva e sustentada.

A Fuga e o Exílio

Sockpa Khangtsen abriga cerca de 200 monges que estudam o Dharma budista. Muitos deles são crianças tibetanas, entre 3 e 13 anos, que atravessaram os Himalaias em duras condições — enfrentando frio extremo, fome e o risco constante de serem descobertas pelo exército opressor — para chegar à Índia. 

Movidos pela esperança de ver o Sua Santidade Dalai Lama e estudar livremente o Dharma, deixam as suas famílias para preservar a cultura e a sabedoria ancestral tibetana. Os que sobrevivem à perigosa travessia recebem cuidados médicos e acolhimento em mosteiros sob a orientação do Governo tibetano no exílio. Todos os anos, novos meninos continuam a chegar a Sockpa Khangtsen, mantendo viva essa jornada de fé e coragem.

Facebook Tashi Delek

Sónia Peixoto praticante de meditação e do treino da mente budista desde 2003.

O encontro com Tulku Lobsang Rinpoché, em 2005, levou-me a um retiro nos Himalaias, o qual transformou profundamente o meu caminho espiritual e marcou o início da minha ligação às práticas de Lu Jong, Tsa Lung e Tummo, que cultivo diariamente como fontes de equilíbrio, vitalidade e alegria, até então.

É com devoção e gratidão que partilho estas práticas em Portugal, acreditando no seu poder de transformação do corpo, da mente e do coração.

Tenho a honra de traduzir para português os livros e os ensinamentos de Rinpoché e de servir como sua intérprete em conferências e cursos, aproximando os seus ensinamentos de todos os que desejam conhecer a sabedoria budista tibetana.

Além disso, coordeno desde 2014, o projeto internacional Tashi Delek, que apoia crianças tibetanas refugiadas na Índia através de bolsas de estudo.

Organizar as visitas e traduzir os ensinamentos de Tulku Lobsang Rinpoché é uma bênção e uma missão - fazer com que as palavras de sabedoria toquem o coração de mais pessoas.

Cada palavra, gesto e olhar de Rinpoché são para mim fonte de inspiração constante — bênçãos que recordam, a cada instante, a importância de viver com sabedoria, presença e amor no coração.

Janaína Araújo é aluna e professora espiritual e desenvolve conscientemente ao seu processo de autoconhecimento e transformação há mais de 20 anos. Ao longo destes anos estudou com mestres de diferentes linhagens no budismo Zen e indiano e  Desde 2014, quando encontrou seu mestre raiz, Tulku Lobsang Rinponche, está exclusivamente dedicada aos ensinamentos do Budismo Tibetano.

Após alguns anos de estudos com o mestre tibetano Tulku Lobsang Rinponche formou-se Professora e Formadora de Professores nas práticas da tradição tibetanas de Lu Jong, Tog Chod e Shiné – Meditação Shamata Tibetana.

Atualmente também é aluna e praticante dedicada dos yogas secretos de Tsa Lung e Tummo e ao longo dos anos estuda por meio de retiros, palatestras e workshops com o mestre Tulku Lobsang Rinponche e outros grandes mestres de várias linhagens tibetanas da via Trantrayana (Jonang, Gelupa, kagyu e Nyingma e Bön).

Desde o ano de 2016 transmite os profundos conhecimentos da tradição tibetana no Brasil, por meio de iniciativas próprias, e trazendo especialistas tibetanos ao país.

No ano de 2016 iniciou a organização da primeira formação de professores no Brasil, que culminou com a formação dos primeiros 14 professores, e com a organização, da primeira Master Class internacional de Certificação no páis.

Desde novembro de 2018, a convite do mestre Tulku Lobsang, está responsável pelas atividades da Nangten Menlang International – NMI, no Brasil.

Amchi Lobsang Rabjee é um precioso médico tibetano.  Estudou medicina tradicional tibetana no Instituto de Medicina Tibetana em
Sichuan. Aí, conseguiu o segundo lugar em teoria médica entre os melhores estudantes. Desde 2010 dá continuidade aos seus estudos e trabalhos como médico e professor no Centro Médico Tibetano de Qinghai, na Faculdade de Medicina Tibetana de Jigmey.

Amchi lá também trabalha diretamente ao lado do seu professor Amchi Lomba – que é professor dedicado no Hospital de Amdo – Lama Tsongkapa hospital – há mais de 40 anos. Ainda como parte de seu trabalho Amchi lobsang Rabjee ensina Medicina Tibetana no Monastério de Dokham Za Sershul (Dokham Za Sershul Monastery) na região de Amdo e visita dezenas de países na Europa e América Latina para ensinar e atender como médico há mais de dez anos.

Tulku Lobsang é um professor profundamente enraizado nas tradições budistas Tantrayana, Bön e na Medicina tibetana. Viaja pelo mundo partilhando esta sabedoria e métodos ancestrais para melhorar as nossas vidas. É fundador e diretor da Nangten Menlang International e o seu objetivo é despertar cada um de nós para a sua própria sabedoria inata e medicina interior.

Nascido em Amdo, no Tibete em 1976, Tulku Lobsang iniciou os seus estudos religiosos aos seis anos de idade, ingressando em um mosteiro da tradição Bön. Aos 13, foi reconhecido como um tulku, um Lama reencarnado, na linhagem Gelupa do budismo tibetano e recebeu uma educação intensiva nas principais filosofias budistas. Concentrou-se especialmente em Medicina e Astrologia tibetanas devido às suas capacidades curativas inatas. Até hoje, Tulku Lobsang já consultou muitos milhares de pacientes, usando a arte do diagnóstico pelo pulso para sentir os desequilíbrios destas pessoas e oferecer aconselhamento e tratamento.

Como professor, a especialidade de Tulku Lobsang é um conjunto de métodos Tantrayana que utilizam o refinamento do sistema energético do corpo para o autodesenvolvimento no caminho espiritual como Lu Jong – Yoga de Cura Tibetano, Shiné – Meditação Shamata Tibetana,  Tsa Lung e Tummo por exemplo.

O budismo tibetano contém muitas práticas de movimento que trabalham diretamente com o corpo subtil, libertando bloqueios e restabelecendo o fluxo das energias internas. Estes métodos melhoram
não só a saúde física, como também permitem que a mente alcance grandes realizações.

Tulku Lobsang Rinpoche traz até nós com grande mestria os ensinamentos ancestrais para que possam ser aplicados no nosso tempo e sejam acessíveis a pessoas de qualquer origem ou tradição. O seu substrato tradicional e estilo direto e carismático de ensinar fazem dele um professor fenomenal e transmissor de grande sabedoria.