TULKU LOBSANG RINPOCHE

Empowerment - TRANMISSÃO DO PODER DO BUDA DA MEDICINA

sex25julO dia todoqua20agoEmpowerment - TRANMISSÃO DO PODER DO BUDA DA MEDICINABELO HORIZONTE - Sábado 28/06/2025 - 10:00 Às 17:30 e Domingo 29/06/2025 - 10 às 12:30Espaço Casa Ipê - Rua Engenheiro Bady Salum, 137, conj. 01, Mangabeiras, Belo Horizonte, MGPagamenyo em 2x no CARTÃO ou com desconto no PIX

Horário do Evento

Julho 25 (Sexta) - Agosto 20 (Quarta) 28/06 de 10:00 às 17:30 e 29/06 de 10:00 às 12:30(GMT-03:00) Ver no meu fuso horário

Localização

Espaço Casa Ipê - Rua Engenheiro Bady Salum, 137, conj. 01, Mangabeiras, Belo Horizonte, MG

Inscrições | Comprar Tickets

Os ingressos não estão mais disponíveis para venda para este evento!

Informações

 

TRANMISSÃO DO PODER DO BUDA DA MEDICINA

O conjunto de conhecimentos sobre o Buda da Medicina foi transmitido, na tradição tibetana, por Guru Padmasambhava na coleção de ensinamentos chamada “A Jóia dos Tesouros” e foi ensinado para treinar perfeitamente aqueles que praticavam a própria cura e tratavam pacientes. 

A pessoa que deseja trabalhar em sua própria cura pode receber o apoio do Buda da Medicina e deve receber, então, a iniciação ou  transmissão e a permissão, para praticar por meio de um Lama qualificado.

Em uma transmissão de poder ou empoderamento não estamos na verdade recebendo um poder que antes não possúimos. Na verdade, somos apresentados a algo, interno, que ainda não reconhecemos. Ativar esse reconhecimento é o que queremos dizer com o termo “empoderamento” ou transmissão do poder.

Um lama ou professor qualificado pode compartilhar com aqueles que desejarem essa possibilidade de forma direta – mente a mente – se considerar adequado para aqueles alunos. 

Esse tipo de iniciação, seguindo o sistema do Lamrim Yeshe Nyingpo, inclui conceder quatro iniciações de amadurecimento na mente que irão apoiar o aluno:

  • a iniciação do vaso (bum wang) que purifica todas as impurezas associadas às ações negativas do corpo e dos nāḍi, ou canais sutis do corpo;
  • o empoderamento secreto (sang wang) ou transmissão de poder que purifica os ventos sutis e as impurezas associadas às negatividades da fala;
  • Phonya Wang que purifica a mente e as tiglé (bindus ou gotas de essência) do praticante.   Por meio dessa iniciação, as impurezas mentais causadas por pensamentos negativos são purificadas; 
  • A iniciação da palavra (Tshig Wang) que também é conhecida como a iniciação suprema, esta iniciação purifica padrões habituais sutis do corpo, da fala e da mente.

Cada uma dessas transmissões concede ao praticante a semente para amadurecer uma benção em sua mente na forma do corpo de emanação do Buda, o corpo de prazer do Buda, o corpo do dharma (ensinamentos) do Buda e o corpo essencial do Buda.

Atransmissão oral do mantra descende de uma linhagem ininterrupta, e carrega as bençãos da divindade e de toda a linhagem de lamas, altamente qualificados, até o guru de quem a linhagem é recebida. O propósito de se receber uma iniciação é dar mais poder à meditação com apoio da divindade e à recitação do mantra da divindade e, por consequência, à sua prática.

A prática do Buda da Medicina não é apenas muito poderosa para curar doenças, mas também para purificar e pacificar os obstáculos na prática e na vida de maneira geral, ajudando a alcançar a felicidade e purificar até mesmo aqueles que já morreram e libertá-los do sofrimento. 

O motivo pelo qual a prática do Buda da Medicina é tão poderosa para trazer sucesso, tanto temporário quanto definitivo, é que a no passado  os Budhas da Medicina, quando ainda eram Bodhisattvas, fizeram preces extensivas pelos seres vivos e prometeram atender todas as preces destes seres em tempos degenerados, como o atual, em que os ensinamentos do Buda Shakyamuni estivessem em declínio. Com esta motivação geraram uma intenção muito firme de se tornarem iluminados para ajudar os seres.

Estamos vivendo uma época de na qual as 5 degenerações (da mente, da duração da vida, dos seres sencientes, da época e da visão) florescem. Devido à mente dos seres ter se tornado degenerada, tudo se tornou mais degenerado. Surgiram novos padrões de doenças, os médicos têm dificuldades em reconhecer as novas doenças e não sabem como trata-las, o poder dos medicamentos e dos alimentos está diminuindo e até mesmo o poder dos mantras degenerou. É por isso que ao fazermos uma prática de devindade precisamos recitar mais mantras do que antes. No entanto devido ao poder das promessas feitas pelos Budas da Medicina, o Mantra do Buda da Medicina, na verdade, torna-se mais poderoso à medida que os tempos degeneram-se. Recitar diariamente o mantra do Buda da Medicina, gera poder de cura.  

Amchi Lobsang Rabjee oferece iniciação no Buda da Medicina, 
Forneça explicações e orientações para prática pessoal e também a oportunidade de participação no ´puja´ de preparação para o empoderamento na prática.

Os pré-requisitos para participação são a saúde mental estável e um coração bondoso.

Você receberá um mala para apoiar a sua prática. 

 

ORIENTAÇÕES:

  • Amchi Lobsang Rabjee fala em tibetano. Tradução para o português será oferecida.
  • Este evento não substitui uma visita e um tratamento junto ao seu médico. 
  • Se possivel traga uma kata ou lenço branco para a cerimônia de Bençãos. 

 

LOCAL:  BELO HORIZONTE – CASA IPÊ 

Rua Engenheiro Bady Salum, 137, conj. 01, Mangabeiras, Belo Horizonte, MG


HORÀRIO:

 – Sábado  28/06/2025 – 10:00 às 17:30

 – Domingo  29/06/2025 – 10:00 às 12:30 


INSTRUÇÕES e PREPARO:

  • Chegue com 10 minutos de antecedencia e esteja tranquilo(a) para ireceber os ensinamentos. 
  • Tenha uma boa noite de sono;
  • Na noite anterior ao empowerment não consuma bebidas alcoólicas, nem café.  
  • Use roupas confortáveis;
  •  Manter-se hidratado é fundamental! Traga sua própria garrafa de água, assim você evita precisar se retirar. 
  • Traga papel e caneta para anotações.

 

Sónia Peixoto praticante de meditação e do treino da mente budista desde 2003.

O encontro com Tulku Lobsang Rinpoché, em 2005, levou-me a um retiro nos Himalaias, o qual transformou profundamente o meu caminho espiritual e marcou o início da minha ligação às práticas de Lu Jong, Tsa Lung e Tummo, que cultivo diariamente como fontes de equilíbrio, vitalidade e alegria, até então.

É com devoção e gratidão que partilho estas práticas em Portugal, acreditando no seu poder de transformação do corpo, da mente e do coração.

Tenho a honra de traduzir para português os livros e os ensinamentos de Rinpoché e de servir como sua intérprete em conferências e cursos, aproximando os seus ensinamentos de todos os que desejam conhecer a sabedoria budista tibetana.

Além disso, coordeno desde 2014, o projeto internacional Tashi Delek, que apoia crianças tibetanas refugiadas na Índia através de bolsas de estudo.

Organizar as visitas e traduzir os ensinamentos de Tulku Lobsang Rinpoché é uma bênção e uma missão - fazer com que as palavras de sabedoria toquem o coração de mais pessoas.

Cada palavra, gesto e olhar de Rinpoché são para mim fonte de inspiração constante — bênçãos que recordam, a cada instante, a importância de viver com sabedoria, presença e amor no coração.

Janaína Araújo é aluna e professora espiritual e desenvolve conscientemente ao seu processo de autoconhecimento e transformação há mais de 20 anos. Ao longo destes anos estudou com mestres de diferentes linhagens no budismo Zen e indiano e  Desde 2014, quando encontrou seu mestre raiz, Tulku Lobsang Rinponche, está exclusivamente dedicada aos ensinamentos do Budismo Tibetano.

Após alguns anos de estudos com o mestre tibetano Tulku Lobsang Rinponche formou-se Professora e Formadora de Professores nas práticas da tradição tibetanas de Lu Jong, Tog Chod e Shiné – Meditação Shamata Tibetana.

Atualmente também é aluna e praticante dedicada dos yogas secretos de Tsa Lung e Tummo e ao longo dos anos estuda por meio de retiros, palatestras e workshops com o mestre Tulku Lobsang Rinponche e outros grandes mestres de várias linhagens tibetanas da via Trantrayana (Jonang, Gelupa, kagyu e Nyingma e Bön).

Desde o ano de 2016 transmite os profundos conhecimentos da tradição tibetana no Brasil, por meio de iniciativas próprias, e trazendo especialistas tibetanos ao país.

No ano de 2016 iniciou a organização da primeira formação de professores no Brasil, que culminou com a formação dos primeiros 14 professores, e com a organização, da primeira Master Class internacional de Certificação no páis.

Desde novembro de 2018, a convite do mestre Tulku Lobsang, está responsável pelas atividades da Nangten Menlang International – NMI, no Brasil.

Amchi Lobsang Rabjee é um precioso médico tibetano.  Estudou medicina tradicional tibetana no Instituto de Medicina Tibetana em
Sichuan. Aí, conseguiu o segundo lugar em teoria médica entre os melhores estudantes. Desde 2010 dá continuidade aos seus estudos e trabalhos como médico e professor no Centro Médico Tibetano de Qinghai, na Faculdade de Medicina Tibetana de Jigmey.

Amchi lá também trabalha diretamente ao lado do seu professor Amchi Lomba – que é professor dedicado no Hospital de Amdo – Lama Tsongkapa hospital – há mais de 40 anos. Ainda como parte de seu trabalho Amchi lobsang Rabjee ensina Medicina Tibetana no Monastério de Dokham Za Sershul (Dokham Za Sershul Monastery) na região de Amdo e visita dezenas de países na Europa e América Latina para ensinar e atender como médico há mais de dez anos.

Tulku Lobsang é um professor profundamente enraizado nas tradições budistas Tantrayana, Bön e na Medicina tibetana. Viaja pelo mundo partilhando esta sabedoria e métodos ancestrais para melhorar as nossas vidas. É fundador e diretor da Nangten Menlang International e o seu objetivo é despertar cada um de nós para a sua própria sabedoria inata e medicina interior.

Nascido em Amdo, no Tibete em 1976, Tulku Lobsang iniciou os seus estudos religiosos aos seis anos de idade, ingressando em um mosteiro da tradição Bön. Aos 13, foi reconhecido como um tulku, um Lama reencarnado, na linhagem Gelupa do budismo tibetano e recebeu uma educação intensiva nas principais filosofias budistas. Concentrou-se especialmente em Medicina e Astrologia tibetanas devido às suas capacidades curativas inatas. Até hoje, Tulku Lobsang já consultou muitos milhares de pacientes, usando a arte do diagnóstico pelo pulso para sentir os desequilíbrios destas pessoas e oferecer aconselhamento e tratamento.

Como professor, a especialidade de Tulku Lobsang é um conjunto de métodos Tantrayana que utilizam o refinamento do sistema energético do corpo para o autodesenvolvimento no caminho espiritual como Lu Jong – Yoga de Cura Tibetano, Shiné – Meditação Shamata Tibetana,  Tsa Lung e Tummo por exemplo.

O budismo tibetano contém muitas práticas de movimento que trabalham diretamente com o corpo subtil, libertando bloqueios e restabelecendo o fluxo das energias internas. Estes métodos melhoram
não só a saúde física, como também permitem que a mente alcance grandes realizações.

Tulku Lobsang Rinpoche traz até nós com grande mestria os ensinamentos ancestrais para que possam ser aplicados no nosso tempo e sejam acessíveis a pessoas de qualquer origem ou tradição. O seu substrato tradicional e estilo direto e carismático de ensinar fazem dele um professor fenomenal e transmissor de grande sabedoria.